top of page

As diversas atividades culturais e ambientais oferecidas no projeto Arte na Comunidade desde 2013, são norteadas pela perspectiva pedagógica e metodológica do pensamento de Paulo Freire, que resgata o conceito de Cultura como elemento de desenvolvimento da subjetividade e do fortalecimento do conhecimento mediante a realidade do indivíduo, auxiliando no processo de emancipação, em especial, daqueles em situação de vulnerabilidade social e econômica. Paulo Freire defende que todos possuem um potencial para superar a “consciência ingênua” e alcançar a “consciência crítica”, que pode transformar a sua realidade. Segundo ele, para que isto aconteça, é necessário, no lugar da escola ou de espaços institucionais, o Círculo de Cultura; ao invés do professor, há o Coordenador de Debates. Desse modo, substituem-se as aulas discursivas pelo diálogo e construção coletiva. Ao invés de um aluno passivo, o sujeito é um participante ativo.
Objetivo
Incentivar em crianças e jovens o interesse pelas artes cênicas, literatura, música e trabalho manuais possibilitando um futuro ingresso no mercado de trabalho e especialização nas áreas culturais trabalhadas durante o projeto.
Democratização do acesso:
As vagas para as oficinas são gratuitas, sendo exigido apenas que a criança ou adolescente esteja matriculado e cursando a escola. Realizamos ampla divulgação para que os moradores tenham conhecimento e possibilidade de participação.

Imagens de ações realizadas:
bottom of page